sábado, 19 de dezembro de 2009

Para não cair no esquecimento - 1 Ano do escândalo do "Guru da Diarréia".



O Primeiro aniversario do escândalo do guru da diarréia se completou poucas semanas atrás. Pelo que soube, os negócios desse guru estão indo melhor do que nunca.

O que você tem a ver com o guru da diarréia? Ambos praticam ou ensinam Yoga. A diferença entre você e ele, é que você não fica inventando técnicas perigosas, nem assedia sexualmente ou lesiona seus alunos. Quando alguém como este "guru" distorce as práticas e tenta passar gato por lebre à opinão pública, todos perdemos. O Yoga perde. A sociedade como um todo perde.

Quando um professor se sente a vontade para atropelar a ética, abusa sexualmente de pessoas fragilizadas, lesiona seus alunos e até os coloca em risco de vida, está na hora de você mesmo tomar uma atitude. Sugiro que escreva para esses órgãos da mídia lembrando que o Yoga de verdade não tem nada a ver com esta situação trágica . Gente querida, é bom manter o espírito crítico ligado e se manifestar publicamente contra este tipo de atropelo e distorção das nossas práticas. Obrigado por terem lido isto, apesar da náusea.

Texto por Pedro Kupfer

Os links abaixo mostram as matérias publicadas sobre o caso na época.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI17731-15210,00.html

http://veja.abril.com.br/261108/p_090.shtml

http://www.estadao.com.br/geral/not_ger280702,0.htm

4 comentários:

  1. É Pedro, que pena que fatos como esse não são os únicos encontrados no meio do Yoga. Infelizmente, gostaríamos de postar assuntos mais interessantes, mas é sempre bom recordar incidentes como esse para que as pessoas estejam mais atentas ao procurar um lugar e um professor para praticar. Om.

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal!
    Não acredito que este professor ainda tenha alunos!
    Pensei que já tivesse se mudado do Brasil.
    Será que o brasileiro é tão bobo assim!
    Que Deus se compadeça desses tolos!
    Um grande abraço daqui de Bauru SP.
    Isabel Figueiredo
    www.casadoyoga.com

    ResponderExcluir
  3. o maior problema é um fator chamado ignorâcia. os professores de yoga e os manuais raramente mencionam que a disciplina começou como um culto do sexo_ uma omissão que deixa muitos praticantes desprotegidos das surpresa libidinais. O HATHA YOGA _ O PAI DOS ESTIÇOS PRATICADOS HOJE NO MUNDO_ COMEÇOU COMO UM RAMO DO TANTRA NA INDIA MEDIEVAL. OS DEVOTOS DO TANTRA BUSCAVAM FUNDIR OS APECTOS MASCULINOS E FEMININOS DO COSMO NUM ESTADO EXTÁTICO DE DE CONSCIÊNCIA.

    ResponderExcluir
  4. Acho mt estranha esta colocação de que a disciplina estava voltada para o sexo. Acho que isso é uma interpretação torta da tradição. Ainda mais, que, mesmo os textos remanescentes nunca colocam o sexo ou a comunhão destas energias (desta forma) como objetivo de uma vida de Yoga.

    ResponderExcluir

Todos os tipos de comentários serão analisados antes de serem postados. Qualquer comentário ofensivo será rejeitado.