terça-feira, 12 de outubro de 2010

Um berro!


Mais uma vez volto a bater na mesma tecla. Nas coisas que mais me irritam dentro da minha própria profissão. Da falsidade, da invenção, da viagem na maionese e falta de caráter daqueles que insistem em se aproveitar da inocência de outros que estão em busca de conhecimento e de uma vida coerente, harmoniosa com a natureza e os demais.

Cansei de falsos professores, cansei das invenções, cansei de ficar quieto comigo mesmo. É preciso desmascarar, rever, reavaliar todo um cenário que há alguns anos foi se degradando, mas que agora está chegando a um nível absurdo, praticamente uma palhaçada.

Ver em links de internet coisas como Dog Yoga, traga seu cachorro para praticar! É ridículo, mas se existe o produto, existe também o consumidor. O que interessa a estas pessoas? Au-autoconhecimento?

Cansei de abrir revistas e ver a prática “Cirque du Soleil”. Onde um contorce o outro, se equilibra nas pernas, gira, pula e blábláblá! Falta só ganhar uma sardinha na boca no final da exibição. Claro! Porque isto é exibição, isto não é Yoga. Isto deve ser New Age Yoga.

Agora você deve estar pensando: “nossa, mas que texto mais estúpido e radical”.

Imagine se fizessem isso com outras tradições culturais tão lindas como o Yoga. Vamos ensinar karatê com dance music! Ora, qual o problema? Vamos misturar a dança espanhola com a chinesa. O que vale é a interação...

Não, eu não sou racista, vamos nos misturar sim! Mas há coisas que devem manter suas raízes, senão vamos perder o conhecimento, tradição e lindas culturas antiquíssimas!

Cada um tem suas características individuais que são lindas. Por que perdê-las?

Por que transformar o Yoga em um simples objeto ou fonte de lucro. Fazer acrobacia não traz nenhum conhecimento! Ou você se lembra de ter aprendido algo profundo dando uma cambalhota?

Por que tratar esta cultura, este corpo de conhecimento como simples aulas de anatomia? Onde força-se o corpo ao extremo? Onde está o conhecimento?

Por que continuar vendo pessoas com péssima índole, mas ótimos contatos na mídia, levando o yoga para o buraco?

É fácil deixar estas pessoas que são formadoras de opinião fazerem isto. Aliás, é isto que elas fazem. Fazem yoga...não praticam! Fazer é moleza. Vai à sala e faz! O difícil é praticar, é viver. Porque o difícil é ter força para encarar o que o Yoga te propõe. Uma revisão dos teus valores, uma revisão da tua relação com a vida. Coisas com as quais talvez você nem quisesse saber que existiam. Mas agora que sabe, tem um grande pepino aí na mão para resolver.

Cansei de ver gente idiota se dando bem e bons professores sumindo aos poucos, ou sendo pouco valorizados só porque não usam ar-condicionado, música lounge e nem fazem as pessoas ficarem de cabeça para baixo.

Cansa-me ficar de braços cruzados. Cansa-me não berrar! Cansa-me não me revoltar! É isso mesmo, professor de yoga também tem raiva! Faz xixi e cocô como qualquer ser humano.

Cansa-me esta aura de bonzinho. Cara de que vive em outra dimensão...isso não cola...cansei de ver...são os mais falsos!

Cansei de cura prânica (cuja palavra nem existe em sânscrito), deve ter sido algum hippie maluco quem inventou...cansei de alinhamento de chakra, limpeza de não sei o que lá...e mais bláblablá.

Cansei daqueles que não dão a mínima para a linguagem do yoga, para o sânscrito, para as escrituras e que não respeitam a tradição.

Cansei daqueles que acham que mantras não servem para nada. E também cansei daqueles que acreditam nos mantras que não significam nada e, porém são super secretos. E que além de tudo têm a cara de pau de cobrar rios de dinheiro por eles.

Cansei daqueles que não pesquisam a fundo o buraco no qual estão entrando. Que aceitam, mestres e seitas de forma cega. Que não têm discernimento.

Cansei da cara de pau daqueles que estão por aí queimando o meu filme. Que têm a coragem de dizer que passam a mesma coisa que eu! Cansei de misturar o meu trabalho com o daqueles que não sabem porcaria nenhuma.

Por isso o revoltadinho aqui, prefere sempre trabalhar sozinho. Porque, pelo menos, se eu fizer uma besteira, alguma vez, e não me isento de já tê-las feito alguma vez, pode assumir. O difícil é ter que assumir o besteirol dos outros!

Ufa, realmente cansa escrever desabafando esta raiva. Cansa também tentar ser sutil, mas isso eu já tinha desistido desde o início.

Eu não vou mais guardar certas opiniões, frutos de minhas experiências. Assim como eu tive a sorte de encontrar ótimas pessoas no meu caminho, que puderam me mostrar com toda liberdade os caminhos mais interessantes, acho que também é meu dever fazer isso por aqueles que pedirem a mim.

4 comentários:

  1. Aí um cara que quer vender meditação pergunta qual o tipo de yoga você faz... e se você responde yoga é yoga e ponto, ele se cala, levanta e vai embora. Os inventores das modalidades de yoga não se dão ao trabalho nem de elaborar um argumento, afinal ninguém questiona, ninguém quer passar atestado de ignorante, e é justamente nela que se esconde, fazendo cara que entendeu e aceita qualquer coisa. É preciso coragem para questionar, mas acima de tudo muito conhecimento. Continue desabafando e ensinando!!!!!!! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Excelente seu texto.
    Estou iniciando nesta profissão, de ensinar um pouco deste caminho maravilhoso que tenho percorrido (devagar e sempre), e realmente vejo coisas muito absurdas... é um pouco difícil de se posicionar com tanta informação contra!
    Fico muito feliz de conhecer mais e mais pessoas comprometidas com a tradição.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Indigna ação. Omissão tb é uma forma de ação. Tem q falar. Mas não perca a sua pratica. namaste. P&L.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu texto. Acho que os profissionais sérios da área tem que abrir os olhos da massa. Conheço uma pessoa q foi em um estudio carissimo e na primeira aula a professora literalmente virou a menina de cabeça pra baixo, arrebentou a coluna. Isso não é yoga na minha opinião. É acrobacia de circo.

    ResponderExcluir

Todos os tipos de comentários serão analisados antes de serem postados. Qualquer comentário ofensivo será rejeitado.