terça-feira, 5 de outubro de 2010

Era uma vez...



Era uma vez, um pastor. Em uma determinada manhã ao retirar o seu gado do curral, ele percebe que as cordas com as quais se amarravam as vacas no pasto, haviam sido roubadas. Sem ter como correr ao vilarejo para comprar outras, ele corre desesperadamente para pedir conselhos ao seu guru.

Chegando lá, faz as revêrencias de sempre ao seu mestre e explica o problema. O guru, seriamente, responde ao seu discípulo: “Finja que você as está amarrando e você verá que amanhã elas ainda estarão lá.”

O pastor, mesmo bastante incrédulo, resolve aceitar o conselho, já que aquele era seu sábio mestre. Na manhã seguinte, para surpresa do pastor, todas as vacas continuavam ali, placidamente deitadas, cada uma em seu lugar. Ele mal podia acreditar, e feliz da vida, foi então as recolher de volta ao seu curral.

Para sua surpresa, nenhuma das vacas obedecia às suas ordens. Nenhuma delas se mexia. Mesmo as golpeando com seu bambu, nenhuma delas se levantava. O pastor então resolveu voltar ao guru, já que o mesmo deveria ter jogado algum “feitiço” sobre elas.

Novamente na companhia do mestre, ele o instrui: “Já que você fingiu amarrá-las, agora desamarre-as. Conceda liberdade!” E assim as vaquinhas voltaram ao curral.

Moral da história, moksha é algo que já é teu por natureza. Somos livres por natureza. Esta liberdade é algo real. O que não é real, assim como a corda são os nossos condicionamentos. Mudam o tempo inteiro e nos aprisionam a um certo tipo de comportamento. Se alguém lhe dá um adjetivo, se alguém lhe atribui uma qualidade, é como se esta pessoa lhe jogasse este “feitiço”. Você passa a acreditar e a assumir aquela forma que lhe foi atribuida. Você se identifica com algo que você não é.

Lembre-se, você é o Todo. E este não é condicionado. A vaquinha se achava condicionada à corda, mas ela era apenas uma ilusão...

Vamos despertar!!!

Texto extraído de uma aula de Swami Dayananda Saraswati, Rishikesh, março de 2009

2 comentários:

  1. Sensacional!
    As cordas invisíveis são tão reais!!!!!!
    Tantas vezes somos exatamente gados, fazendo tudo o que todos fazem, sem questionar ou ao menos se dar conta, seguindo o bando. Aí somos tomados por vários desejos que nem são nossos genuinamente. Estar atento, se conhecer! Wake up now!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Não é fácil, para quem não estuda ou pratica certos ensinamentos; mas mesmo assim, quando o coração fala mais alto, temos consciência da nossa Verdade, do nosso Rumo. Obrigada professor Bruno Jones.

    ResponderExcluir

Todos os tipos de comentários serão analisados antes de serem postados. Qualquer comentário ofensivo será rejeitado.