quarta-feira, 3 de março de 2010

Play Yoga?


Tornou-se fato que para que o Yoga atinja todas as pessoas no ocidente seja necessária uma marca ou um apelo para a prática.
Nós ocidentais não temos a cultura de meditação ou busca pelo autoconhecimento enraizada em nossas vidas.
Por aqui o Yoga entrou com extrema força através do apelo físico. Nada conta isso, mas tornou-se um exagero!
Vendo isso, as grandes marcas do esporte internacional correram para aproveitar este novo filão que nascia.
Yoga se transformou em um esporte, no qual são necessários certos equipamentos tais como o tapetinho, e, como podemos ver na foto acima, até sapatilhas de bailarina!
Não será surpresa se, em alguns anos, virmos o Yoga nos Jogos Olímpicos. Tendo em vista que já existem algumas competições de ásana nos EUA. http://www.youtube.com/watch?v=asOgw1plkQk
Logo teremos atletas do Yoga fazendo comercias de cereais e leite integral e sendo completamente patrocinados por estas respectivas empresas!
E assim surge mais uma visão distorcida do Yoga como a encontrada no texto abaixo:


Raibow Mars, a embaixatriz global de Yoga para a Adidas


"A professora de Yoga norte americana Rainbeau Mars é embaixatriz global de Yoga de uma das maiores fabricantes de produtos para prática de esportes do mundo, a Adidas.

Ela representa o compromisso com o Yoga pela Adidas. E trabalha em conjunto com a equipe Adidas para desenvolver conceitos de produtos e iniciativas de comunicação global, tudo relacionado ao Yoga.

É uma iniciativa muito interessante de divulgar o Yoga pelo mundo, unindo-o ao mundo dos esportes.

Rainbeau criou uma técnica desenvolvida especialmente para a Adidas, que mistura Yoga com artes marciais e movimentos de core training que ajudam a prevenir lesões e melhoram a performance de praticantes de todos os esportes."

6 comentários:

  1. Bruno,
    É incrível, mas sempre me espanto com esses absurdos tão frequentes no mundo do Yoga... E tem me dado uma enorme vontade de entender como essas aberrações e distorções foram se constituindo como A VERDADEIRA prática de yoga aqui no ocidente - ter um delineamento histórico mesmo desse processo. Vc sabe se existe alguma coisa na literatura nesse sentido? Alguma sugestão de leitura?
    Definitivamente pra entendermos um fenômeno, temos que procurar a origem/raiz do problema... Bom, esse ainda é um vício do meu histórico de profissional psi!!! Rsrsrs.
    Bjs,
    Dri

    ResponderExcluir
  2. YOGA TB É ISSO! não há problema em chegar lá calçando sapatilhas...o importante é estar no caminho...sem julgamentos.
    peace and love. namaste.

    ResponderExcluir
  3. ah, por favor, não parem de postar, não.Polemica é bom, mexe com a cabeça... faz bem, sempre. peace and love. namaste.

    ResponderExcluir
  4. Prezado anonimo #1,

    A questão colocada não é de fato a roupa ou acessórios que usamos na prática, mas a colocação do Yoga como um esporte. Não é à toa que os CREF's querem nos colocar sob suas jurisdições. Imagina o Yoga sujeito à Educação Física?

    Prezado Anonimo #2,

    Não diria que o objetivo é polemizar, mas apontar as grandes distorções dentro do universo do Yoga. Não se preocupe, continuarei postando!

    Namaste!

    ResponderExcluir
  5. pergunto como foi recebido na época as mudanças sugeridas por Iyengar qdo ele propos os props... tem algum histórico por aí?
    p&l.

    ResponderExcluir
  6. Respondendo a alguns comentários anônimos, os quais, me pediram para que não fossem publicados; digo que o ocidente não é um lugar onde o Yoga se estraga. Estou aqui na India e vejo o quanto o Yoga também é distorcido por aqui. Em breve estarei colocando um artigo sobre as besteiras que ouço e vejo por aqui.
    Namaste!

    ResponderExcluir

Todos os tipos de comentários serão analisados antes de serem postados. Qualquer comentário ofensivo será rejeitado.