quinta-feira, 13 de maio de 2010

Karma Sannyasa - Bhagavad Gita - Cap IV



Sribhagavanuvaca:

Imam vivasvate yoga proktavanahamavyayam.
Vivasvanmanave praha manu iksvakavebravit (1)

Eu sou aquele quem ensinou este Yoga imutavel à Visvavat (Sol).
Visvavat ensinou a Manu (primeiro homem), e Manu a Iksvaku (primeiro rei da dinastia solar).

Evam paramparapraptamimam rajarsayo viduh.
Sa kaleneha mahata yogo nastah paramtapa. (2)

Desta maneira, os reis e os rsis conheciam este Yoga, adquirido em ordem sucessiva de mestre-discípulo.
Este se perdeu por muito tempo aqui neste mundo, ó destruídor dos inimigos!

Acho que esta já era uma pequena crítica que Krsna fazia àqueles que acreditavam estar criando um Yoga diferente daquilo que de fato é Yoga. Assim, o Yoga acabou se perdendo através de milhares de distorções e também através daqueles que estão fora do parampara (o ensinamento do mestre ao discípulo). Ninguém aprende sozinho. Na tradição não existe Yogi auto-didata.

5 comentários:

  1. hum, fiquei confusa... sempre escutei q a pratica era para ser 'solitária'. vc aprende com o mestre, mas depois segue seu caminho...?! P&L

    ResponderExcluir
  2. Prezado Anonimo,

    O que está sendo comentado nestes versos é que o Yoga é uma tradição imutável. É uma disciplina que envolve determinadas práticas e valores. Estas não devem mudar pois são transmitidas continuamente de um mestre para um discípulo, que por sua vez terá a responsabilidade de manter viva a tradição.
    Uma tradição se mantém viva quando temos a humildade em não colocarmos os nossos "dedos" sobre ela. Assim como uma história simples como a de Chapéuzinho Vermelho se manteve viva através dos anos pois as pessoas a contavam sem por nem tirar suas características, a tradição do Yoga se mantém viva apenas quando a transmitimos como ela é!
    No Yoga não existe auto-didata. Não existem vários Yogas. Quem diz isso, está fora da tradição. E se está fora da tradição, não está ensinando o Yoga como ele é.
    Namastê!

    ResponderExcluir
  3. Bruno, como algo pode ser imutável?! Mesmo sendo humilde, mantendo a responsabilidade de manter viva a tradição, impossível não 'colocar' nossos dedos... Vc, aqui, transmitindo fielmente as lições, já está de alguma maneira 'deixando suas digitais'. Mas concordo em genero,numero e grau a importância em ter bom senso para manter a essência inalterada. namaste.

    ResponderExcluir
  4. Não estou colocando meus dedos. Transmito, como você disse, fielmente as palavras e exemplos que aprendi com meus professores. Dentro da transmissão não tem nada deles e nem do Bruno.

    ResponderExcluir
  5. E aí, ainda na certeza q vc não tem nada a ver com isso?! namaste. e conta o q tem de novo por aí...pliz. tks. P&L

    ResponderExcluir

Todos os tipos de comentários serão analisados antes de serem postados. Qualquer comentário ofensivo será rejeitado.